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Instituto Latino Americano de Estudos Islâmicos

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Os Motivos da Criação do Instituto

O Brasil é o maior país da América Latina, tem uma extensa área com oito milhões e meio de quilômetros quadrados e uma população acima de 189 milhões.

Aqui vivem mais de um milhão de muçulmanos e apesar de existência de 120 centros islâmicos existem apenas 50 divulgadores, onde poucos falam a língua portuguesa e poucos são capacitados para atuarem como divulgadores por falta de conhecimento a respeito da jurisprudência Islâmica.

A tentativa de enviar pessoas para estudarem no mundo islâmico não tem dado resultado suficiente para atender esta necessidade, nasceu então a ideia de preparar divulgadores dentro do Brasil, os quais falam a língua local, conhecem a cultura do povo e seu modo de pensar e viver. 
Por tal razão criou-se o Instituto Latino-Americano de Estudos Islâmicos para atender as seguintes necessidades:

1. A falta de existência de instituições acadêmicas de ensino religioso no Brasil e na América Latina;

2. A necessidade de desenvolver mecanismos de ensino religioso Islâmico de acordo com a tecnologia moderna da comunicação;

3. A existência de dificuldades para aprendizado de ciências da religião Islâmica devido às dificuldades da vida e suas complicações sócio-econômicas;

4. A existência de poucos divulgadores que falam a língua portuguesa no Brasil e na América Latina de modo geral;

5. A necessidade de preparar divulgadores do Islam capacitados de exercer um papel de liderança no Brasil e na América Latina.

Definição do Instituto Latino-Americano de Estudos Islâmicos

Criado em 15 de maio de 2008 na sede da Sociedade Beneficente Muçulmana de Maringá, o Instituto é uma instituição acadêmica para ensinar as ciências islâmicas na sua sede ou à distância, e tem como objetivo formar um quadro de divulgadores destacados no Brasil, de acordo com métodos científicos modernos.

Objetivo:

I – Seguir a metodologia do Alcorão e da Sunnah (tradição) do Profeta Muhammad (ﷺ).

II – Promover a divulgação do Islam no Brasil e exterior de uma forma moderada; 

III – Preparar divulgadores para divulgar o Islam; 

IV – Promover a pesquisa histórica sobre a presença do Islam nas Américas; 

V – Promover o diálogo e a cooperação entre os adeptos das religiões nos valores humanitários em comum; 

VI – Promover o intercâmbio entre instituições acadêmicas no mundo Islâmico e o Brasil;

VII – Desenvolver cursos em módulos sobre o Islam para diversas faixas etárias;

VIII – Desenvolver cursos específicos sobre o Islam para o ensino religioso no Brasil;

IX – Apresentação do Islam junto aos meios políticos, sociais e na mídia brasileira;

Administração

Administra o Instituto um grupo de sábios e divulgadores especializados em ensino e metodologias de ensino, de diversas Instituições acadêmicas entre eles:

• Sheikh Nader Abel Aziz Muhammad An-Nouri , Secretário Geral da Sociedade Beneficente de Abdallah An-Nouri no Kuaite, membro fundador do Instituto e Presidente do Conselho;

• Dr. Sheikh Ahmad Muhammad Ahmad Salem Al-Hammadi , professor na Universidade Islâmica de Qatar, membro fundador do Instituto e membro do Conselho;

• Sheikh Sami Saad Bilal Abdullah, especialista em estudos Islâmicos do Ministério de Awqaf e Assuntos Religiosos do Estado do Kuaite, membro fundador do Instituto e membro do Conselho;
• Dr. Sheikh Mohamed Elgasim Abu baker Hamdan Arruhaidi, doutor em teologia Islâmica, enviado da Liga Islâmica Mundial para o Brasil, Professor representante da Universidade Islâmica Americana Internacional, membro fundador do Instituto e Diretor Acadêmico;

• Professor e Divulgador Abdelbagui Sidahmed Osman, membro fundador da Organização Islâmica para América Latina e o Caribe, membro fundador do Instituto e Diretor Executivo.

As Vantagens em estudar no Instituto;

1. A clareza na metodologia de ensino na recepção, compreensão, conhecimento e na ação;

2. Adotar a moderação e a simplificação, longe de qualquer exagero ou radicalismo na abordagem da religião;

3. Os professores que vão ensinar no Instituto são escolhidos entre os melhores nas áreas de ensino da Jurisprudência Islâmica, educacional e linguística ;

4. Aproveitamento da tecnologia de comunicação moderna no serviço de ensino do Islam a distância via Internet;

5. Gravação do conteúdo das matérias em Cd’s e DVD’s;

6. Diminuição dos custos e disponibilizar o ensino do Islam com menor gasto possível;

7. A aplicabilidade das matérias ensinadas na realidade vivida pelos muçulmanos no Brasil e na América Latina além da simplicidade na avaliação;

8. A flexibilidade do sistema de Ensino, de modo a permitir que o aluno torne adequado seu programa de aprendizado com a sua situação sócio econômica.

Para conhecer mais, acesse http://www.academiaislamica.org.br/