Início América Latina CDIAL marca presença na Conferência dos Ulama da Ummah, em Dacar

CDIAL marca presença na Conferência dos Ulama da Ummah, em Dacar

30
0

A Organização da Conferência Islâmica International da Ulema da Ummah, em Dakar, terminou com a adoção da “Aliança Islâmica na Ação Comum entre muçulmanos e Ulamas”.

O evento ocorreu entre os dias 6 e 9 de junho de 2011. Em sua fala, o Sr. Ahmad Saifi enfatizou a importância da educação islâmica, em uma mesa presidida por representantes do ministério da Educação do Reino da Arábia Saudita.

A Conferência convidou governantes muçulmanos e agentes ativos a se esforçar para fortalecer a unidade, a couraça da Ummah muçulmana contra os atos de agressão e de parcelas para agitar contenda entre seu povo.

Ela também pediu para lançar luz sobre a causa palestina como uma questão central, fornecendo-lhe todas as formas de apoio financeiro e moral, e promover a unidade dos palestinos. Da mesma forma, instou os Estados muçulmanos a reconhecer o Estado palestino independente com Al-Quds, como sua capital.

Hajj Ahmad Ali Saifi presidente do CDIAL.

Além disso, a conferência destacou a necessidade de se evitar derramamento de sangue entre os muçulmanos e resolver os problemas que ocorrem em alguns países muçulmanos através de colocação de mecanismos de reconciliação islâmica na prática, como é indicado pelas palavras de Deus, “Temei a Deus, e mantenha boas as relações entre vocês”, e “Os fiéis são uma única irmandade: Então, a paz e a reconciliação entre os irmãos, e temei a Deus, que tenha misericórdia de vós.” Os participantes apelaram tanto ao Abdoulaye Wade, Presidente do Senegal e atual Presidente da OIC, e sobre a conferência do Padroeiro, Guardião das Duas Mesquitas Sagradas, Rei Abdullah bin Abdulaziz, de nomear uma comissão de estudiosos muçulmanos para investigar as causas e os remédios para “Fitna” (conflitos) e determinar como melhorar as relações entre os muçulmanos.

Uma forma de envolver comunidades muçulmanas e não-muçulmanas em um diálogo construtivo, foi sublinhado, está a acompanhar de perto as minorias muçulmanas em contato com os novos convertidos muçulmanos, aumentando a sua compreensão do Islam, e que lhes permitam adaptar melhor ao seu entorno imediato. Não menos importante, os participantes salientaram a necessidade de ampliar a cooperação e intercâmbio com os centros pertinentes e intelectuais, especialmente universitários, nas sociedades ocidentais.

Também na lista de tarefas: criação de um comitê de acompanhamento dos patrocinadores e de organismos ativos em ação conjunta islâmica, incluindo OIC, ISESCO, o BID e a Liga Islâmica Mundial, para acelerar a criação de uma Liga dos Africanos Ulema, compreendendo coordenações regionais em todo África. Bem como promover a educação sobre o Alcorão, usando ferramentas de up-to-date.

A conferência apelou para a restauração e promoção da caridade. Também convidou a OIC e seus órgãos especializados para realizar grandes projetos de investidura islâmica no desenvolvimento de países islâmicos. Para este fim, foi sugerida a convocação de uma conferência internacional dedicada a economia islâmica e investidura islâmica.

O Diretor Geral da ISESCO, Dr. Abdulaziz Othman Altwaijri, participou da Conferência de Dakar Ulema. Ele fez um discurso na sessão de abertura da conferência, na presença do presidente do Senegal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here