Especialistas estimam que existam cerca de 100.000 convertidos na Inglaterra. Um relatório sobre o pensamento inter-religioso mostra cerca de 5.200 convertidos ao Islam por ano no Reino Unido. De acordo com o jornal ‘The Independent’, o número de britânicos que escolheram se tornar muçulmanos quase dobrou na última década.

Embora as estimativas anteriores colocassem o número de muçulmanos convertidos entre 14.000 e 25.000, um grupo de pesquisa inter-religioso estima que os números reais podem chegar a 100 mil, com quase 5.000 convertidos por ano a nível nacional.

Um policial britânico observa muçulmanos britânicos fazendo orações na sexta-feira em frente à Mesquita de Finsbury Park, em Londres.

Uma pesquisa feita pela ‘Faith Matters.org’ entrevistou convertidos que vivem na Grã-Bretanha. Os pesquisadores recolheram dados das mesquitas de Londres, cujos resultados demonstram 1.400 conversões na capital e quando ampliado significava cerca de 5.200 pessoas convertidas ao Islam a cada ano – números que são similares com os resultados das pesquisas levantadas pelos franceses e alemães.

Com quase 2.7 milhões de muçulmanos vivendo na Grã-Bretanha e o número de convertidos aumentando significa mais representações islâmicas no país. Catherine Heseltine, 31 anos, muçulmana convertida, fez história quando se tornou a primeira convertida a ser eleita chefe de uma organização muçulmana britânica – Comitê de Assuntos Públicos dos Muçulmanos.

Fonte: World Bulletin
Relatório da organização Faith Matters