Início religião Zakatul Fitr (A caridade do desjejum)

Zakatul Fitr (A caridade do desjejum)

91
0

É de extrema importância sabermos que foi prescrito para todos os muçulmanos, muçulmanas, crianças, adultos, escravos e livres o Zakat Al-Fitr (A caridade do desjejum).

Disse o Profeta Muhammad ﷺ  – que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele -: “O jejum do mês de Ramadan fica suspenso entre o céu e a terra. Só é elevado até o céu pelo zakatul Fitr.”

E ele ﷺ disse também: “O jejuar do mês de Ramadan não será aceito, sem o zakatul Fitr.”

Disse o filho de Umar bin Al-Khattab: “Foi prescrito pelo mensageiro de Deus ﷺ -que a paz e as bençãos de Deus estejam sobre ele- o Zakat Al-Fitr uma medida de tâmara, ou de cevada, sobre homem, mulher, criança, adulto, livre e escravo entre os muçulmanos. Foi ordenado para que se cumpra com isso até antes que as pessoas saiam para a reza do Eid.”

Os companheiros do Profeta ﷺ – que a paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele – costumavam dar a zakat al fitr um ou dois dias antes do dia do Eid. Ela é aceita até no máximo antes do início da reza do Eid.

Para zakat al-fitr não é necessário que a pessoa obtenha lucro para pagar e sim o responsável de seu lar (de sua família) fica encarregado de pagar por ele e pelos membros de sua família, como seus filhos (incluindo o recém nascido), esposas e escravos, desde que todos esses sejam muçulmanos.

No caso do responsável ter funcionários, ele não é obrigado a pagar pelos seus funcionários, exceto se esse fizer uma doação ao funcionário ou então tiver sido combinado antes que o zakat al-fitr ficaria sob sua responsabilidade.

O alimento que deve ser dado ao necessitado é aquele de costume de seu povo, país ou região, como tâmara, trigo, milho, arroz, feijão, farinha ou qualquer outro alimento dependendo da região, pois o Profeta ﷺ – que a paz e as bençãos de Deus estejam sobre ele – não determinou apenas um tipo especifico de alimento para doação. O Islam nos encaminha à facilidade e não à dificuldade.

Se distribuirmos o Fitra em gêneros alimentícios, os mesmos deverão ser de boa qualidade, aqueles que poderiam ser consumidos por nós.

 “Ó crentes, contribuí com o que do melhor que tiverdes adquirido, assim como com o que vos temos feito brotar da terra e não escolhais o pior para fazerdes caridade, sendo que vós não o aceitaríeis para vós mesmos, a não ser com os olhos fechados. Sabei que Deus é, por Si, Opulento, Laudabilíssimo.” (2:267)

A quantidade de alimento dado ao necessitado é o equivalente a três quilos, dados por cada indivíduo pelos quais somos responsáveis, então se nós retiramos três quilos por nós e por cada membro de nossa família de arroz, feijão, etc, já iremos ter pago o obrigatório e se dermos mais que o obrigatório, ganharemos mais perante Deus, Exaltado e Glorificado sejas!

Disse o filho de Abaas: “O Mensageiro de Deus ﷺ -que a paz e as bençãos de Deus estejam sobre ele – prescreveu o zakat al-fitr como purificação para o jejuador de erros e futilidades cometidos e para servir de alimento ao necessitado, aquele que der antes da oração do Eid), então seu zakat será aceito e aquele que dar depois da oração, será apenas considerado como uma caridade.”

Vale lembrar que o ideal é que a zakat al fitr seja dada em alimento e não em dinheiro, essa é a opinião da maioria das escolas de jurisprudência e somente para muçulmanos necessitados.

Essa zakat pode ser direcionada a um Imam (líder religioso) ou a qualquer outro indivíduo confiável para que este a distribua entre os necessitados!

O objetivo do Zakat Al-Fitr é de levar felicidade ao coração do irmão necessitado, para que ele e sua família tenham alimento para comemorar no dia da festa dos muçulmanos.

Disse o profeta Muhammad ﷺ – que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele – “Aliviai-os da necessidade de saírem atrás de caridade nesse dia.”